sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pessoas, Processos e Cultura

Existem gestores que ignoram regras básicas de administração de empresas. Acham que podem chegar ditando mudanças sem observar os pilares básicos presentes em qualquer organização. As pessoas, os processos e a cultura.
Ditam novas normas, fazem mudanças no ambiente de trabalho, e depois se questionam do porque que as coisas não dão o resultado esperado.
Mudar dentro de uma empresa tem que ser entendido como um mudar pessoal. Cada mudança em nossa vida requer adaptações na gente e nos nossos pares, no nosso agir e no nosso pensar. É uma coisa complexa. Mudar dentro da empresa tem a mesma complexidade, já que uma empresa é basicamente uma extensão de nossa vida. Em nossa vida pessoal queremos manter ou elevar a forma como interagimos com o mundo. As empresas sempre querem manter ou elevar suas relações com o mercado, obter lucro, aumentar vendas, ser reconhecida positivamente pelo mercado e pela comunidade.
Então porque muitos pensam que as mudanças por decreto funcionam?
Pessoas podem até ser mudadas na empresa, mas se os processos e a cultura não forem respeitados e alterados paulatinamente, é quase cem por cento que uma mudança de pessoas não surte o efeito desejado para a empresa.
Os processos podem ser alterados, mas se as pessoas e a cultura da empresa não estiverem preparadas e conscientes do porque da mudança, também tem efeito nulo ou negativo no resultado da companhia.
E a cultura empresarial? Esta é a de maior importância pois define a forma como a empresa se apresenta. Mudar a cultura empresarial é uma fase que demanda muito tempo. Anos e anos com avanço tímido, mas possível. É difícil pois as pessoas e os processos são moldados dentro de uma cultura, de uma identidade empresarial que transforma a empresa no que ela é, na forma como é vista pelo mercado.
Por isso mudanças nas organizações tem que observar estes três pilares, para que sejam efetivas e conquistem um lugar na cultura da empresa. Você tem que treinar as pessoas e mostrar o porque das mudanças, os problemas que levam à mesma e as vantagens de efetuar as alterações propostas. Você tem que mexer em processos para que as pessoas conheçam o caminho a trilhar no seu dia a dia. Desta forma, com consciência das pessoas e estabelecimento de processos que respeitem a cultura da empresa, modificando-a paulatinamente, certamente os caminhos propostos pelos gestores são seguidos e alcançam os resultados propostos.

Nenhum comentário: