sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aprender a desaprender

Acabo de completar 39 anos.
Todos falam que aniversários são excelentes para repensar como você tem levado a vida, como você lida com as pessoas à sua volta, o que você faz para que as coisas aconteçam com você.
De fato, cada aniversário te traz um turbilhão de coisas que pululam em sua cabeça. Algo do tipo: eu poderia estar melhor; eu tenho que mudar isto; a partir de hoje será assim. Normal.
Este ano coloquei uma coisa na cabeça. - QUERO APRENDER A DESAPRENDER.
Cheguei quase na metade de minha vida. Minha cabeça precisa de coisas novas para se sentir ativa. Quero ligar uma máquina revolucionária e fazer uma verdadeira limpeza em minha cabeça.
Jogar fora os conhecimentos inúteis, jogar fora as pessoas que passaram pela minha vida e por atitudes minhas e delas não ficaram no meu coração (aproveitar e jogar o ressentimento fora). Quero saber mais, e para isto preciso de espaço em minha mente.
Desaprender significa se desapegar. Como quando limpamos o armário para ter espaço para as roupas novas. Como quando deixamos nossos brinquedos de infância para o irmão ou primo mais novo. Temos que aprender a largar o que não nos serve mais. Estar preparado para o novo. E ter novos limites para as coisas. O que sempre foi normal pode ser pouco para este novo momento, em que coisas novas se apresentam.

Na semana passada fiz o curso EMPRETEC do SEBRAE para novos empreendedores. Foi revelador que tenho que deixar velhos conhecimentos, velhas manias e hábitos (que agora viraram vícios), para dar espaço para coisas novas e novas formas de se relacionar com o mudo. O curso trabalha os comportamentos essenciais para os empreendedores. Estes comportamentos se aplicados tanto na vida de negócios como na vida pessoal são transformadores. Como temos um acordo tácito para não revelar o conteúdo do curso, só posso falar isto.
APRENDER A DESAPRENDER. Vou arrumar as gavetas, limpar toda a "sujeira" que está lá dentro pois o meu ano trinta e nova será de muita transformação e realização. Este propósito eu tenho e vou cumprir.
E você, quando vai limpar as suas?

Nenhum comentário: