segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Die Welle

Até onde a ideologia suprime o pensamento individual? Qual o limiar entre conhecer, acreditar em algo e deixar sua individualidade para seguir fielmente as convicções de uma crença?
Assisti o filme alemão "A Onda" - "Die Welle" - uma história sobre um professor do ensino médio que em um estudo sobre formas de governo institui em sua sala a autocracia (enquanto as outras salas se ensinam a anarquia, a democracia).
O que acontece é que recebendo os ensinamentos autocráticos, os alunos começam a acreditar em verdades absolutas, em coisas que beiram ao facismo, violentas e altamente discriminadoras.
Passam a odiar os alunos das outras salas, a tomar atitudes racistas e a acreditar na pureza da turma que vive na "Onda" - nome que denominam a seu grupo.
O filme é uma crítica à falta de valores da juventude atual. Sem valores verdadeiros vindo da família, do governo e da sociedade, os jovem são presa fácil para ideologias que já se mostraram cruéis com a humanidade.
A Europa vive atualmente com medo. O medo da invasão dos islâmicos na sociedade européia está desencadeando uma discussão sobre o mercado comum europeu. A perda do poderio econômico de alguns países (a Alemanha foi o país que mais perdeu na onda do Euro) está fazendo as pessoas questionarem a abertura de mercado feita. Isto é um prato cheio para regimes totalitários e intolerantes. Os jovens são as maiores vítimas destas ideologias, tão facilmente encontrados em sites sobre semitismo e racismo espalhados pela internet, em grupos de neo-nazistas e anti-islâmicos europeus.
O final do filme é previsível, em um arroubo de violência causado pelo fim do grupo, mas nos faz pensar em como podemos preservar valores como respeito, amor e tolerância, em uma sociedade bombardeada por violência, sexo e indiferença.
Assista, vale a pena.

Nenhum comentário: