terça-feira, 1 de abril de 2008

Rio de Janeiro

Viajei na semana passada para o Rio de Janeiro. Visitei a capital e as cidades do interior.
Como a cidade está horrível, para se ter uma idéia, a melhor visão da cidade são duas: do avião e de Niterói, do outro lado da baía de Guanabara (águas poluídas, por sinal).
Um dos cartões postais do país (o mais conhecido) tem ruas horríveis, esburacadas, prédios históricos caindo aos pedaços, pessoas andando em calçadas sem condições de tráfego, além do medo das pessoas na rua com a criminalidade assustadora.
O pior que a população nada faz para protestar e melhorar a situação da cidade.
Jogam lixo nas ruas, desrespeitam o transito, quebram lixeiras, não conservam suas calçadas e o pior, votam nos mesmos políticos que deixaram o Rio de Janeiro neste estado lastimável.
É uma pena que a população já tenha incorporado o espírito de derrota e de que nada pode mudar, assumindo um comportamento de descaso com esta cidade, que possui muita riqueza cultural, arquitetônica e natural.
É uma pena que nós, brasileiros, tenhamos que sentir vergonha de um dos cartões postais do país.

Um comentário:

Débora disse...

Até os 14 anos, o Rio foi meu sonho de consumo. Acordei durante uma excursão do colégio. Claro, ao seu redor fica Búzios, Angra, tudo de encher os olhos. Mas a idéia de morar na "cidade maravilhosa" desencantou com o impacto do lixo, da pobreza e do descaso. Infelizmente.