quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sobre responsabilidade...

Domingo vi na televisão o depoimento da mãe do deputado Fernando Carli Ribas Filho falando sobre o acidente que seu filho causou em Curitiba, vitimando duas pessoas. O deputado estava em estado de embriaguez e dirigia em alta velocidade, vindo a colidir na traseira do carro das vítimas, destruindo completamente o carro e matando duas pessoas.

Ela estava sem palavras " A gente não sabe o que dizer. Criamos os filhos com carinho, boa educação, dando todos os bons caminhos para seguir, e vem a vida e nos tira o chão quando eles fazem tudo ao contrário do que ensinamos".

Confesso que ao contrário dos que falam os céticos, que foi uma conversa encaminhada pelos advogados da família, acho que ela foi sincera.

Com nossos filhos só podemos fazer isto. Encaminhar, dar o bom exemplo, educar, prepará-los para aproveitar as oportunidades da vida. Além disso, devemos sempre falar que para tudo nesta vida devemos ter responsabilidade.

O deputado que era solteiro, tinha 26 anos, sabia da responsabilidade de seus atos. Dirigir em alta velocidade totalmente embriagado é um ato irresponsável, que merece punição. A imprensa, ávida por sensacionalismo, colocou a pobre mãe deste jovem para falar, esperando uma declaração em defesa do filho.

A declaração dela foi reveladora, "criei meu filho, encaminhei o melhor da educação, carinho e conselhos, mas ele tem que assumir as coisas que faz".

O que ela fez foi de relevante valor para a sociedade. Temos que criar pessoas capazes, inteligentes, bem sucedidas, mas que assumam a responsabilidade pelo que fazem.

É uma pena que muitos pais apenas provêem os filhos das coisas, sem criar neles a responsabilidade. Então temos crianças grandes, que somente conseguem as coisas, mas não possuem responsabilidade alguma.

Que saibamos seguir o exemplo desta mãe, e colocar para nossos filhos que a responsabilidade existe para tudo neste mundo.

Nenhum comentário: