quarta-feira, 1 de julho de 2009

Livros para a vida...


Ontem chegaram alguns livros que comprei para a minha filha.


Tenho este hábito de sempre comprar livros, embora ela ainda não leia, mas para que ela saiba da importância da leitura. E no futuro tome gosto pela coisa.


Leio para ela sempre, antes de dormir ou para cortar a televisão, e fazê-la navegar com a imaginação em todos os cenários, situações e diálogos dos livros. Fazer com que ela seja menos visual e que aguce os outros sentidos, a audição, o olfato (sim, com a imaginação os aromas dos lugares, das pessoas aparecem), para que possa desenvolver-se totalmente em seus sentidos.


Outra coisa é compartilhar horas com ela. Hoje cada vez mais estamos delegando para a babá eletrônica (TV) a tarefa de ficar com os filhos. Não quero isto para os meus. Quero estar mais junto. Quero repartir histórias, personagens, lugares, quero criar laços daqueles indissolúveis com minhas filhas.


Mas voltando aos livros, chegaram agora "O gato malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, uma história de amor entre um gato e uma andorinha - único conto infantil do grande escritor brasileiro, e "O Pequeno Principe", de Antoine de Saint-Exupéry. Histórias que eu gostaria que lessem para mim. Embora um tanto complicadas para uma menina de seis anos.


Quem sabe daqui há alguns anos ela pegue estes livros, e deles tire lições sobre amizade, afeto e dê às pessoas a importância que cada um como indivíduo merece.


Que tal dar um livro a quem você ama?


Nenhum comentário: