domingo, 15 de novembro de 2009

Vida simples


Gente, como é complicado hoje em dia ter uma vida simples.
É tanta parafernália na qual estamos ligados que é praticamente impossível se desligar.
Passei a manhã de domingo matutando isto.
Estou vivendo a ânsia de me desligar de tudo (acho que é coisa de quem já passou dos trinta).
Acontece que vivemos plugados o dia inteiro: do noticiário da manhã, do rádio do carro, da internet diária, das informações no celular ou no palmtop, estamos recebendo massivamente informação. O problema é que nosso cérebro não suporta tanta carga de informação. Não temos esta capacidade de processamento de modo que possa transformar informação em conhecimento.
Estive ainda pela manhã no sítio de um amigo, e o mesmo me confessou: Quem dera eu pudesse agora ficar somente aqui. Não ligo TV, não ligo rádio. Só tenho eu e o meu trabalho. Tudo que temos aqui (e olha que o sítio é grande), fomos nós que planejamos e colocamos a mão para fazer.- Uma vida simples requer este desprezo pelas coisas "modernas" que muitas vezes nos atrapalham na vida.
No anseio de tornar a massa informada, temos reportagens cada vez mais descartáveis, informações superficiais, profissionais updates em bobagens sem fundamento, gente que dificilmente tem o desprendimento para ter uma vida simples. Uma vida sem a pressa, onde se pode planejar com tempo e colocar a mão na massa, como fizeram nossos pais, avós, quando forjaram com o trabalho esta nossa cidade.
Preciso dar um jeito de ter uma vida mais simples, até para poder mostrar às minhas filhas que o mundo acontece mesmo sem a TV, a internet. Que estas ferramentas tem que ter hora certa e limitada para acrescentar conhecimento dentro da capacidade que temos de absorção.
E principalmente, temos que ter uma vida simples para recuperar alguns valores que estão esquecidos: o valor da conversa, de caminhar com o pé descalço, de comer uma fruta no pé, de ficar no sol escutando os pássaros e achar graça disto tudo, saboreando a vida não diante de um monitor, mas diante da própria vida.

Um comentário:

Ana Luiza disse...

nossa Rogério, vc lê pensamento agora também?? hahaha

Eu estava pensando exatamente nisso na semana passada!!

A humanidade conseguiu se acomodar de uma maneira que ficar um dia sem celular por exemplo é algo inimaginável (daí vem a pergunta: como vivíamos então há 10 anos???)

O tempo não está passando mais rápido como vivemos falando...
Ele é exatamente igualzinho como era 50 anos atrás. Quem anda cada vez mais atarefados, estressados, sem tempo nem de ir ao banheiro somos nós :(
Por isso essa sensação de "tempo voando" e quando "cairmos na real" que lembramos de tudo menos de viver, já teremos 80 anos (isso se chegarmos lá).

A vida é simples, o homem é que adora complicá-la
:****