terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Viajar sozinho


Em Outubro do ano passado fiz uma viagem solitária. Fui caminhar 190 km no Caminho das Missões, entre São Nicolau e Santo Angelo.
Uma coisa meio maluca, sair de onibus em Joinville, ir para uma cidade que não conhecia, enfrentar uma caminhada árdua de sete dias, com pessoas desconhecidas até então, tudo era muito "fora da casinha" para mim.
Mas viajar sozinho tem as suas vantagens: A primeira é ter tempo para ficar quieto. O silêncio é um bom ouvinte. Você pensa sobre muitas coisas em sua vida. O seu relacionamento com as pessoas, o seu trabalho, o que você quer fazer, em um exame total de consciência. Confesso que ficar quieto e introspectivo para mim é muito fácil, mas durante a caminhada isto adquiriu um significado maior. Consegui definir muitas situações que vinham se arrastando por falta de tempo de pensar.
Outra coisa sem igual em uma viagem solitária (com uma caminhada no meio) foi o de aumentar a concentração para buscar um objetivo. Diariamente você tem uma meta de caminhar, chegar aos pontos de descanso, aguardar ou alcançar os outros peregrinos, isto permite a você dosar o esforço a ser colocado, para chegar aos locais, e isto exige muita concentração.
Uma coisa boa também é o exercício da humildade: A questão de dar e pedir ajuda sem medo. Penso que o mundo moderno só aceita pessoas que são fortes, e os fortes dificilmente pedem ajuda.O caminho exige de você limites, e muitas vezes a ajuda de outros é que permite a você alcançar os objetivos. Seja uma água abençoada no meio do calor, um chimarrão para animar a caminhada, uma noite de sono em um alojamento precário (sem luxo), tudo isto forja uma pessoa mais solidária, mais forte e mais consciente de seus limites.
Além disso, uma viagem solitária te faz arrumar novos amigos. E nesta conheci pessoas espetaculares, que durante a caminhada contavam um pedaço de suas vidas, além compartilhar um pedaço da minha. Foram histórias, sentimentos colocados durante as horas sob o sol, que permitiram a todos soltar um pouco das preocupações do dia a dia no caminho.
Viajar sozinho é muito bom, e o Caminho das Missões é uma excelente alternativa. As pessoas nesta região são muito hospitaleiras. As ruínas das missões são cheias de mistério e energia. As paisagens são relaxantes, apesar da estrada ser cheia de pedras e morros. O contato com toda a história do local é enriquecedor.
Agora a meta é fazer o Caminho de Santiago na Espanha, pois como bom "pelegrino" meu lema é: "Adelante".

Nenhum comentário: