quarta-feira, 11 de junho de 2008

Go to "Gemba"

Go to "Gemba". Esta é uma expressão japonesa muito utilizada nas capacitações de manufatura que significa "vá para onde as coisas acontecem".
Tenho vistos muitas empresas abdicarem desta prática de saber o que está acontecendo no lugar onde elas acontecem.
Tomam decisões dentro de seus casulos empresariais, bonitas sedes com boa estrutura, bem diferentes dos locais onde seu produto e serviço é utilizado.
Já vi muitos gerentes de desenvolvimento de produtos reclamarem dos seus clientes quando estes apresentam queixas sobre produtos e serviços. Frases como: "este cliente é encrenqueiro mesmo", "é um cliente burro, não entende do produto", como se a verdade sempre estivesse do lado de quem presta ou faz um produto, e não fosse algo compartilhado entre produtor e usuário.
As empresas prestam pouca atenção e dedicam pouco tempo em visitar clientes, ver como eles utilizam seus serviços, como revendem seus produtos, qual a carga de impostos que caem sobre as transações comerciais, como é o modelo de venda ou revenda de um produto, como os usuários dos clientes são treinados para usar ou vender um produto.
Go to "Gemba" senhores, tirem o traseiro da cadeira de ouçam seus clientes, vejam como seus produtos são utilizados e vendidos onde as coisas acontecem. Depois revejam a forma de oferecer e desenvolver seus produtos, isto só traz benefícios a seu negócio, além de aproximar a empresa do mundo real.

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